Sinopse


Novela cômica, ambientada no Rio de Janeiro, A Laranjada do Limão, tem como eixo principal o mundo da moda e dos negócios. Também trás a tona a parte pobre do Brasil, demonstrando que é possível ser feliz sem ao menos um tostão furado no bolso. 
            A história gira em tono no desenhista de perucas e cabeleireiro Carlos Maldonado, que foi criado num mundo simples, pelos avós. Perdeu os pais quando tinha somente oito anos de idade e decidiu largar os estudos e se dedicar somente aos desenhos. Com a falta de instrução, ele se tornou um homem rude, sem educação alguma e muito menos sabe pronunciar as palavras de forma correta. Foi criado pelos avós, Eugênia e Aristides, ou somente Tide, com muito amor e carinho.
            Apesar de seu jeito bronco, Carlos é um homem muito bom, que sempre batalhou um bocado para conquistar seus sonhos. Atualmente, possui um salão de beleza de beira de esquina, onde passam por ali celebridades e anônimos. Porém esse salão citado acima não é de sua propriedade. Há uns três ou quatro anos trás, Carlos fez um acordo com o empresário Homero Santarém e seu filho Jorge Santarém de que ele faria as perucas para a empresa dos grã-finos, enquanto Jorge lhe cedia o salão que é de sua propriedade.
            Carlos sempre contou com a ajuda de suas fieis escudeiras e amigas: a irreverente Penélope, que é uma figura de pessoa, animada, gentil e muito engraçada. E a desajeitada Nadine, uma menina tímida que esconde sua beleza atrás de vestidos feios e grandes óculos. Ela nunca revelou para ninguém que sonha em ser uma autora de novelas. Ela trabalha nesse projeto a mais de um ano, sem contar para ninguém sobre isso.
            No núcleo dos ricões, quem é o manda chuva é Homero, um homem rico desde que nasceu e que construiu a empresa CPS (Central de Perucas Santarém) sem o menos esforço, e sim com a bufunfa que herdou doas mais. É casado com Cassandra de Pádua, atual Santarém a mais de trinta anos e teve com ela três filhos: Jorge, Patrick e Taís.
            Seu filho mais velho, Jorge, é um homem muito recatado, porém é só aparência, pois ele não passa de um homem frio, mal e manipulador. Sua melhor vítima para suas manipulações é Débora, sua noiva, e a trata como um ratinho de laboratório. Teve esse ensinamentos baixo com a mãe, que é sua versão feminina.
            Já Patrick, o segundo filho mais velho do casal, é um rapaz desinteressado com a vida, que já devia ter concluído a faculdade de contabilidade, porém desistiu na metade. Decidiu dedicar-se somente a música e ao seu namoro com a jovem, Lígia.
            Agora Taís é a única pessoa sã na mansão dos Pádua Santarém, pois além de ser uma menina muito responsável, tem talento para os negócios e para o surf. Não admite agressões, seja verbal ou física e detesta a maneira como sua mãe, Cassandra, trata os empregados. Namora com Léo há quase três anos e vive a defende-lo das alfinetadas de seus pais.
            Já Cassandra, essa ninguém pode. Além de ser a grande vilã da história, ela também é uma pessoa desprezível, desagradável, que ninguém atura, muito menos seus filhos e marido. Cassandra é uma mulher interesseira, porém muito chique, finge que cuida dos negócios do marido somente para não se sentir uma incompetente por natureza. Passa o dia fazendo compras e aterrorizando as pessoas. Além de suas noras e genro, sua vítima preferida é a empregada Carola, que recolheu das ruas há quase dez anos e acha que consegue manipulá-la. Cassandra e Carola abordam um tema ainda muito visto no Brasil: o preconceito racial. 
            Cassandra sempre sonhou com um patrocínio milionário para a impresa do marido, e nada melhor que o dinheiro de Ariel Bismark, um confeccionista talentoso e ainda por cima, multimilionário.
            Porém, Ariel nunca se interessou pelo mundo das perucas, e sim pelo da arte moderna e contemporânea. Vive a fugir das investidas de Cassandra e Homero. No passado, Ariel foi casado com a alpinista social Moema Pérez Machado, porém também não aguentou a falta de humanismo dela e decidiu se separar. Teve uma filha com ela, a fútil Mariana, que a cria desde os nove anos de idade.
            Ariel é um homem bom, porém não soube criar a filha Mariana nos jeitos normais da vida e sempre a mimou e deu tudo o que ela queria e na hora que queria, transformando-a numa mulher fútil, arrogante e um pouco malvada. Logo no início da trama, ele volta de umas férias na Itália e é no avião que ele conhece a artesã Abigail Madureira, ou somente Bibi. E já é desafeto a primeira vista, porque a mesma derrama uma taça de champagne nele e assim, eles iniciam uma briga em pleno ar.
            Bibi é a protagonista principal da trama. Sempre deu duro para criar a filha Débora, fruto de um namoro de adolescência com Gregg. Assim que descobriu que a namorada estava esperando um filho seu, decidiu dar no pé. Bibi sempre soube se virar da maneira que pode, fazendo artes ali, produzindo festas aqui, e sempre viveu bem: uma casa grande, com empregada, mais nunca esquecendo de agradecer a Deus por tudo o que tem.
            Já sua filha, Débora, é a segunda protagonista da história. É formada em jornalismo, e tem uma função muito especial na redação de Tom, “A Hora do Rush”. Há alguns anos atrás, ela colocou um político corrupto na cadeia, após dar uma de detetive e publicando suas descobertas na sua coluna social.
            Ama a mãe mais do que tudo nessa vida, é uma mulher independente e cheia de princípios. Sua única escolha errada na vida foi ter ficado noiva do ciumento Jorge, um homem chato, rude e que ainda por cima, lhe trai com a sua própria empregada doméstica, Ingrid.
            Débora vive a dispensar os galanteios de Tom, seu patrão e eterno apaixonado. Logo no primeiro capítulo, ela é incumbida por ele a fazer a cobertura de imprensa do desfile de Carlos Maldonado, e é com esse ato que ela descobre quem é verdadeiramente o amor de sua vida: ela se apaixona pelo cabeleireiro bronco a primeira vista.
            Porém, esse romance trará muitas consequências para os dois lados. Pois Carlos é quem toma a iniciativa de começar um romance com Débora, lhe dando um beijo na frente da casa dela. Claro, como toda menina recatada, Débora lhe á um tapa e lhe pede que nunca mais isso se repita, porém, dentro de si, ela sabe que gostou do beijo.
            Bibi nunca escondeu de ninguém que não gosta de Jorge e muito menos da família dele. A mesma tem uma cisma com Cassandra, que se rebela ainda mais quando ela vê a vilã num ato de racismo com Cassandra.
           
A filha de Ariel, Mariana conhece Débora numa briga de trânsito, onde uma bate no carro da outra. As duas se detestam a primeira vista. Isso se aprofunda mais quando elas descobrem que seus pais também se detestam um aos outros.
            Mariana decide fazer um teste para um desfile patrocinado por Homero em que Carlos desenhou a “Peruca de Misericórdia”, tema polêmico em que o mundo quer descobrir. Como uma boa trapaceira que se prese, a menina não tem dificuldade nenhuma em desbancar as outras candidatas, e assim é feito: ela é a modelo para desfilar com a “Peruca de Misericórdia”.
            Numa festa que Cassandra faz para prestigiar Ariel, ela convida Bibi e é nesse ambiente que os dois inimigos declarados se reencontram depois de se verem pela última vez no aeroporto. Só que Mariana é proibida pelo pai de comparecer a festa, mais quem disse que ela obedece? Ela chama sua comparsa de armações, Yasmin, e vai para a festa no maior descaramento. Esse é a noite que antecede o desfile da nova coleção de Carlos.
            Débora e Mariana também se reencontram na festa e as duas protagonizam uma briga feia, e as duas caem na piscina, fazendo com que Mariana pegue um resfriado e não possa comparecer ao desfile. Logo no dia seguinte, Carlos fica preocupado pelo fato de não haver uma substituta para Mariana, e é nessa mesma hora que Penélope e Nadine tem uma ideia que mudará toda a história: Carlos desfilará no lugar de Mariana.
Claro que o homem com H maiúsculo resiste à ideia, porém Nadine e Penélope, com o seu poder de sedução, conseguem fazer com o que o amigo aceite a proposta. Carlos se monta como uma modelo comum e desfila como ninguém, lançado o nome de Carla Júpiter, a modelo que todos não conhecem, mais que querem conhecer.
Essa perseguição contra Carlos está apenas se iniciando, pois o mundo inteiro quer que ele dê uma entrevista sobre ela. O mais interessado em saber quem é Carla é Jorge, sendo capaz de ameaça-lo de lhe tirar o salão de beleza.

Alguns capítulos mais tarde, Mariana descobre que Carlos e Débora se beijaram e decide contar isso para Jorge, deixando com a pulga atrás da orelha. Jorge flagra Débora e Carlos conversando, e num ato de ciúmes eles brigam e Débora termina seu relacionamento com ele.
Como não é de levar desaforos para casa, Jorge avisa a Carlos que irá tirar o salão dele, porém, para humilhá-lo, dá o seu preço. Carlos, Penélope e Nadine ficam numa fria, porém até Débora descobrir o que aconteceu. Além dela começa a namorar com o cabelereiro, ela decide comprar o salão, sem que Carlos saiba.
Jorge acaba descobrindo que foi Mariana quem lhe avisou, anonimamente do beijo de Débora e Carlos e acaba começando um relacionando secreto com a vilã. Os dois decidem se unir para descobrir quem é Carla Júpiter.

A essa altura do campeonato, Bibi e Madalena, sua sócia, conseguem um galpão para montar o Centro Cultural, e assim, elas também começam a busca por um patrocinador, que por ironia do destino, Ariel se candidata, sem saber que a dona do Centro Cultural é Bibi. Ele marca um encontro com Madalena, e lá, ele descobre que a sócia majoritária do projeto é seu desafeto e decide fazer uma surpresa para ela.        
Esse segredo se mantém fechado às sete chaves por alguns dias, até que Bibi descobre que Ariel é o patrocinador do Centro Cultural, mais quando isso é revelado, Ariel e Bibi se rendem a paixão e domem jutos, iniciando uma relação bonita como homem e mulher. Eles revelam que nunca deixaram de pensar um no outro desde a primeira vez que se viram.

Alguns dias mais tarde, Carlos descobre comprou seu salão para ele e não gosta nada da história. Eles rompem o namoro, para a raiva de Nadine e Penélope. Débora, por sua vez, fica com mais raiva do ex e passa a sofrer as escondidas.
O tempo passa, Carlos começa a fazer mais desfiles como Carla Júpiter e fatura muito dinheiro, conseguindo pagar Débora e deixando claro que nunca aceitará dinheiro de mulher nenhuma. Os dois reatam o namoro, mais isso não dura muito tempo. Pois Jorge e Mariana não conseguem descobrir quem é Carla Júpiter e o vilão decide jogar a amante nos braços de seu rival, e assim é feito. Débora flagra Mariana nua junto de Carlos e rompe com ele.
Mariana passa a tratar Carlos com mais delicadeza e eles se casam para a tristeza de Débora.

Um outro núcleo importante da trama é o de Viriato Fontana, sócio de Ariel na confecção e um homem maduro e bom. Pai de Léo (fruto de seu primeiro casamento, que é viúvo) e Alex, filho de seu segundo casamento com a doce Esther.
Moram na mesma casa: Viriato, Esther, Alex, Léo e Marta, uma mulher má, muito amargurada, pois há uns quatro anos perdeu o filho na fila do transplante de medula óssea e nunca aceitou o relacionando do irmão mais velho com Esther. Vive a persegui-la e trata o sobrinho mais novo, Alex, como se fosse o seu filho de verdade, pra a fúria de Esther.
É com a chegada do irmão mais novo de Viriato, Denis, que a história toma um novo rumo. Ele chega ao Rio de Janeiro depois de perder a mulher e o filho numa mesa de cirurgia e veio morar com o irmão para tentar refazer a vida. Viriato, sem saber, está colocando em sua casa, o motivo do fim do seu casamento. É que Denis e Esther se apaixonam e acabam por ter um caso extraconjugal.
Viriato também se apaixona pela faxineira de igreja, Sabrina, uma moça pobre que mora com a mãe Dirce, e que acaba rompendo seu casamento para ficar com ela. Mais quem disse que a vida de Esther e Viriato voltou ao normal depois da separação? Depois disso, o ressentimento tomou conta do casal, e eles brigam pela guarda de Alex na justiça, mais Esther ganha. Alguns capítulos mais tarde, Viriato descobre que Denis contribuiu para o fim de seu relacionamento, porém eles não brigam, somente se afastam por alguns dias e depois fazem as pazes. A inocência de Alex faz com que o pai se aproxime da mãe novamente, fazendo com que eles se tornem grandes amigos.

Outro núcleo cativante na trama é o de Dirce. Uma mulher batalhadora, que no passado por casada com Dirce, onde teve Sabrina. Só que antes disso ela já era mãe de Jaqueline, atual modelo internacional Jackie Rosimé.
Dirce nunca teve sorte na vida. Batalhou muito para dar o que comer para as filhas, porém a única que soube reconhecer o sacrifício da mãe foi Sabrina, a quem ama com todas as forças. Já Jackie, foi embora do país há muitos anos e no estrangeiro, se tornou uma modelo ícone de sucesso no mundo todo. Volta ao Brasil para lançar mais uma coleção da empresa que trabalha e é aqui que ela demonstra sua ingratidão para com a mãe.
Jackie chega ao Brasil com sua amiga Daniella e seu assessor de imprensa, Samuel Coutinho. Não demora muito para Dirce descobrir que sua filha está muito próxima dela, e ela decide lhe procurar. Porém, quando chega ao hotel onde a filha está hospedada, é humilhada por Daniella, a pessoa que mais que ninguém conhece o horror que Jackie tem pela mãe.
Alguns capítulos mais tarde, Jackie sofre um acidente de carro e necessita de uma transfusão de sangue imediata. O amor de mãe fala mais alto e Dirce não pensa duas vezes antes de entregar seu sangue para filha, mais a ingratidão é tanta quando já está acordada, Jackie renega o próprio sangue, fazendo com que sua mãe se sinta humilhada mais uma vez.
Há essa altura, o mundo todo já descobriu que Jackie sempre renegou sua origens e sempre escondeu de todos que um dia foi pobre. E ainda por cima, todos descobrem que ela humilha a mãe sem o menor remorso, fazendo com que todos fechem as portas em sua cara e ela se torna mais uma vez, uma pessoa anônima.
Jackie jura vingança a própria mãe. A mesma sempre escondeu de todos sua paixão platônica por Samuel, mais agora que é pobre, decide tê-lo para si, mais há essa altura, Samuel já está namorando com Nadine, a manicure do salão de Carlos, e então ela decide acabar com o maior sonho da garota: roubar sua novela. Jackie consegue entrar no apartamento de Nadine e lhe rouba seu pen-driver, onde estão armazenados todos os seus arquivos pessoais, inclusive sua novela.
Capítulos mais tarde, Nadine descobre que Jackie foi quem roubou seu “tesouro”, como costuma chamar, e Jackie é lançada como autora de novela. Porém isso não dura muito tempo, pois Nadine procura seus direitos e acaba por provar que é a verdadeira dona da novela “Os Cílios Falam”.         
Vendo seu mundo cair em sua cabeça cada vez mais, Jackie não tem mais onde cair morta e sua única saída agora é virar faxineira de igreja, como sua mãe e sua irmã. Porém, a sorte muda para Dirce, ela conhece um conte espanhol que se apaixona por ela e ela por ele. Eles se casam, porém a maldade de Jackie não deixa que a mãe seja feliz nenhuma vez em sua vida. Ela sabota o carro de Hector, o conde, e assim, Dirce é acusada pelo crime e vai presa.

Voltando ao núcleo de Carlos, agora que está casado com Mariana, ele sofre, pois acaba por descobrir que Débora também aceitou se casar com Jorge e se humilha na frente da igreja, implorando que ela não faça isso. Porém, Débora está muito magoada com o ex e casa com Jorge, contra a vontade da mãe.
Jorge e Mariana continuam a se encontrarem, porém a megerinha não conseguiu arrancar nenhuma verdade de Carlos. Ela já tentou de todas as formas descobrir que é Carla, já ousou até o método da sedução, da embriaguez, mais parece que Carlos não quer ser descoberto mesmo.

O pai de Débora, Gregório de Mattos, chega à trama como o novo acionista da CSP. Suas intenções verdadeiras é reconquistar o amor da filha enjeitada do passado e também falar com Bibi. Porém, parece que a artesã está muito feliz com Ariel e não quer saber do seu namorado de adolescência.
Gregg, como gosta de ser chamado, decide encontrar Débora sem revelar sua verdadeira identidade. Ele chega à trama a partir do capítulo 66, e procura Débora numa situação crônica. Ele se passa por amigo dela e somente alguns capítulos mais tarde é que Bibi lhe revela a verdade. Débora não fica com raiva do pai, pelo contrário, ela até pede que ele a conduza até o altar no dia de seu casamento com Jorge.
O tempo passa, Débora e Carlos ainda nunca esqueceram um ao outro. Cada um vivendo o seu carma e cada lado da cidade. Enquanto Débora é obrigada a aceitar as provocações de Cassandra, por outro lado, Carlos é o pivô das discussões entre Mariana e Eugênia.
Débora e Cassandra travam uma guerra inexplicável para os moradores da mansão. Algum tempo depois, a jornalista descobre que a sogra mantém um caso extraconjugal com o taxista mau-caráter. Assim, ela consegue uma arma para se manter longe da vilã.
Bibi nunca admitiu o casamento da filha com Jorge, pelo contrário, ela gostava muito de Carlos e sempre desconfiou de uma aliança que houvesse entre o genro e Mariana. Sem pestanejar, ela arma um encontro com Débora e Carlos num motel e eles acabam dormindo juntos.
O resultado não demora muito: algumas semanas mais tarde, Débora descobre que está grávida de seu amor, porém mente para todos, dizendo que é de Jorge. Ele mente até para a própria mãe que acha que seu plano fracassou. Porém, como era de se esperar, Cassandra descobre que a nora não espera um legítimo Pádua Santarém e decide dar fim na vida do filho de sua inimiga: ela atropela Débora a sangue frio.
Logo no hospital, Débora descobre que perdeu o bebê e também não vê mais porque mentir. Ela conta para Bibi que o filho que esperava era de Carlos e que suspeita que Cassandra tenha feito à maldade de lhe atropelar. Como qualquer mãe em sã consciência que vê sua filha ameaçada por alguém, Bibi, sem pensar duas vezes, procura Cassandra e lhe dá uma surra merecida, vingando a morte do neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário